Dicas

Cuidado com os lábios


Veja o que pode ser feito para manter os lábios sempre lindos:

Esfoliação:

O processo retira as células mortas e estimula a renovação celular. Apesar de útil - afinal, quem quer passar aquele batom mate arrasador quando a boca está descamando - e rápido, ele deve ser usado com ressalva. "É preciso tomar muito cuidado para não machucar mais os lábios e piorar o quadro", avalia a especialista. Friccionar demais e puxar as pelinhas com os dentes ou os dedos é pior, pois pode causar feridinhas e machucar ainda mais a boca.

O ideal é que os grãos sejam bem pequenos. Uma boa mistura a ser feita é a de açúcar comum e mel. "O açúcar tende a fazer o organismo reter água, enquanto o mel é emoliente, sendo uma combinação boa para lábios ressecados", afirma Freitas. Mas nada de exageros: faça movimentos circulares com pouca pressão e faça uma vez por semana, no máximo.

Hidratação:

Toda noite, aplique nos lábios uma camada de manteiga de cacau ou outro produto emoliente específico para a região. "Hidratados, os lábios não apenas ficarão mais bonitos como também a pele estará mais fortalecida", explica Freitas. Isso também deve ser feito logo após a esfoliação, para proteger a pele sensibilizada.

A hidratação também pode ser feita com creme para a região dos olhos, onde a pele também é sensível e requer cuidados especiais. "A vantagem é que eles geralmente possuem ingredientes antioxidantes e antiidade, evitando rugas ao redor dos lábios", diz a dermatologista Vanessa Mertz. Procure sempre cremes com vitaminas C, E, D, além de Aloe Vera e D-Pantenol, ativos que nutrem e hidratam a pele profundamente.

Lábios ressecados:

O ressecamento excessivo pode ser resultado de um clima extremo (muito sol ou muito frio) ou o uso de medicamentos (como os usados para combater a acne). Nesses casos, a boca pode realmente ficar muito machucada, com aspecto de rachaduras. "Aí é preciso usar produtos mais potentes, como cremes para assaduras. Deve-se dormir com o produto na boca toda noite para intensificar a regeneração", afirma Metz.

O make ideal

Depois de tratados, os lábios merecem cuidados também com o make mais adequado. O maquiador Sandro Borges ensina: "O gloss, principalmente com efeitos 3D, ajudam a dar volume nos lábios, enquanto os tons mate são ideais para diminuir os bocões".

Os lábios finos também podem ser aumentados com um contorno feito com um lápis da cor do batom. Batons e gloss com efeito vasodilatador também são um bom truque para dar mais volume aos lábios de forma momentânea. "Cores como o rosa bebê e os tons de nude também ajudam a passar a impressão de lábios maiores", afirma o maquiador.

Já para quem tem lábios à lá Angelina Jolie, os tons opacos podem dar uma disfarçada no tamanho. "O bocão está em moda, portanto, quem tiver um pode abusar para ressaltá-lo", comenta o especialista.

Em todos os casos, Sandro afirma que começa a maquiagem aplicando uma camada de manteiga de cacau ou lip balm antes mesmo de preparar a pele. Depois de tudo pronto, basta retirar o excesso e aplicar o batom por cima.- A cor escolhida também precisa estar em harmonia com a roupa e deve-se evitar o exagero sempre.


Voltar